terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Expresse a arte

Oi pessoal,
me desculpem se andei sumida por um tempo, estava em buisca de ideias novas para variar um pouquinho :)
Antes de dormir na noite de ontem me veio a ideia de escrever um pouco sobre arte e forma de expressão, entender um pouco sobre o incompreensivel mundo dos artistas hahaha


Nota-se através dos milhares de anos de nossa Terra, que desde os tempos mais remotos que primeiro vem a expressão e depois a arte. Na Caverna de ALTAMIRA(Espanha) há quase uma centena de desenhos feitos a 14.000 anos e esses foram os primeiros desenhos descobertos. A arte rupestre era, na maioria das vezes, usada para representar as caças e rituais nos fundos das cavernas, comprovando também uma certa crença através desses desenhos. 
Seguindo essa linha, também podemos lembrar de STONEHENGE, um círculo de pedra que foi deliberadamente alinhado com o nascer do sol do solstício de verão, o amanhecer do dia mais longo do ano. Esse monumento é cercado por mistérios e crenças celtas e druídas, na Irlanda.
Pirâmides de Gizé, Partenon, Coliseu e o Taj Mahal marcaram a arte na Idade Antiga, sendo seguidas pela arte Românica e Gótica 'na Idade das Trevas' e até chegarmos na Renascença.
O termo Renascimento é aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. Leonardo Da Vinci revolucionou na época com a teoria antropocentrica, e a perfeição do ser humano, sendo nós comparáveis aos deuses.
Poderia gastar parágrafos e parágrafos escrevendo sobre as outras também tão importantes formas artísticas como o Barroco, Rococó e Romantismo, mas... por agora prefiro parar por aqui e pedir para que demonstrem mais, todos nós somos um pouco artistas por dentro, pelo simples motivo de que todos nós temos o poder de nos expressar de alguma maneira.
"Um artista é aquele que percebe mais que seus companheiros, e que registra mais do que vê. "
( Edward Gordan Craig )