domingo, 14 de novembro de 2010

Agora o bicho vai pegar!

Ontem eu fui no cinema assistir Tropa de Elite II e saí da sala maravilhada e cheia de ideias na cabeça...
Não se preocupem não vou contar nenhuma parte do filme(rsrs), só queria comentar sobre como a juventude brasileira necessita de um herói, uma referência.
Em alguns países latinos os jovens idolatram o revolucionário Che Guevara, e nos países norte-americanos os jovens idolatram o Super Homem ou o Batman. Mas qual é o sentido de os jovens brasileiros idolatrarem algumas dessas figuras já que nenhuma delas fez nada realmente significante pelo Brasil? Seja um personagem ficcional ou real, nós não vemos nenhuma criança falando que quando crescer quer ser igual ao Antônio Conselheiro ou Zé Carioca. Nas favelas, muitas vezes os meninos crescem sonhando em ser traficantes ou em pegar em armas, isso é um ponto muito delicado de se descutir, já que é essa a realidade em que essas crianças são criadas.
No nosso país, infelizmente, as duas profissões mais importantes para a construção de uma sociedade descente são super desvalorizadas: os professores de ensino fundamental público e a PM. Enquanto um policial do BOPE ganha mais de $2000 por mês, muitas vezes um PM não ganha nem $1000. Vivemos numa sociedade na qual o preconceito classial já derrubou há muito tempo o racial, então o salário é algo, sim, muito importante. Isso talvez justifique, e não explique, o fato de termos tantos policiais corruptos.
Muitas pessoas podem achar um absurdo a violência que os policiais de operações especiais usam contra os oprimidos, realmente, mas podemos cair no clichê : "Violência gera violência"? Eu acho que não. A falta de violência também gera violência, a falta de controle sobre a situação apenas dá carta branca para a agressão fisica ou moral contra as pessoas. Se você está andando na rua e um ladrão te aborda, se você não fizer nada provavelmente ele não vai te matar, mas vai partir para fazer isso com outras pessoas, e se você responder, vai ser uma luta em que o final pode acabar em sangue. Estamos num ciclo vicioso.
O filme Tropa de Elite II está sendo um sucesso de bilheteria e não é à toa. Sem nenhum apoio(moral ou financeiro) do governo esse filme, tanto quanto o primeiro, toca na ferida brasileira: aonde isso tudo vai parar(?). O sistema é realmente bem maior do que podemos imaginar, e cabe à nossa geração tentar mudar isso, mas em quem podemos nos espelhar, afinal? Em Macunaíma? Em Fernandinho Beiramar? Em Capitão Nascimento? Eis a questão.
Fica a dica.
Comente e dê uma ideia!
Abraços,
Jú.

10 comentários:

  1. Ju, eu acho que violência gera violência sim! O que é preciso fazer para mudar todo esse quandro não é enquadrar o vagabungo traficante e sim educa-lo! Investir em educação é o unico caminho para que esta realidade mude! Vc deve ter percebido no primeiro filme que a crueldade dos policiais com os traficantes ocorreram apenas por interesses próprios dos policiais do BOPE e não pra defender a sociedade. No segundo, como o próprio nome diz, o inimigo não era os traficantes em si, mas sim a própria policia corrupta financiadas pelo governo. Nisso tudo, onde esta a defesa pela sociedade???? Pra mim capitão nascimento, nunca será um herói pra nós brasileiros. Pra mim, o Presidente da Republica poderia sim ser o herói que a gente sonha se investisse mais em educação e qualidade de vida da população que vive na periferia! Mas infelizmente não foi dessa vez e torço pra que seja na próxima! bjs

    ResponderExcluir
  2. hum, sim... dá pra pensar bem sobre isso...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, e achei interessante o principio dos "heróis do crime", muito bom.(:

    ResponderExcluir
  4. Bem Juh, primeiramente eu queria deixar registrado aqui a minha felicidade de ver que existem pessoas por ai que tem o olhar tão critico e sagaz como o seu. Como eu te disse, já dizia o líder revolucionário francês Robespíerre: " A violência sem justiça é inutil, mas a Justiça sem violência é impotente ". Essa foi a justificativa para o Regime do Terror, e ainda hoje existem pessoas que não concordam com essa afirmação. Mas isso ta na cara! A gente ve por ai nos morros, nas cidades, nos campos, um mundo violento e caótico, e será que a mão vingadora da justiça se faria sentir se não empunhasse a grande espada niveladora? O exemplo do capitão pensado por José Padilha é uma sintese dos pensamentos de todos nós: Nosso país só sera pacificado com o surgimentos de figuras enérgicas e brutas, porem virtuosas e com plena noção de justiça e dos seus deveres, e ainda que muitos não concordem com os métodos do tenente coronel nascimento, eu tenho que dizer aqui: eu até gozei de emoção ao ver ele enchendo aquele político glutão e imbecil de porrada. São esses metodos violentos e bárbaros que abrem o caminho para que a verdadeira justiça se instaure ;D

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz em saber q não sou a unica que aprecia o que nosso país produz... tenho orgulho de ser brasileirissima e acho q todos nós deveriamos ter, afinal, é a nossa terra! quanto ao filme, simplesmente maravilhoso!

    XD

    ResponderExcluir
  6. Ju, concordo com muito do que vc disse... só que eu acho 2000 muito pouco pra um cara do bope, e acho que é pouco pra pm também... e os métodos do capitao sao uteis nos filmes né... mas vai tentar fazer na vida real =x

    ResponderExcluir
  7. Daora as escritas ai ju
    to té sem palavras pa escrever aki
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. o mais foda é o que o victor disse ai em cima, os caras sao muito mal remunerados, mas é justamente porque sao muitos deles! é que nem professor, nao sao bem pagos porque a folha salarial deles é enorme. acho que uma policia com um contingente menor mas mais bem treinado sera bem mais eficiente ( ve-se pelo BOPE ;D )

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir