quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Atenção

Pessoal,
esse blog é igual ao outro
daumaideiae.blogspot.com, mas eu desativei sem querer minha conta do antigo, entao não posso entrar mais nele.
Conto com vocês pra tentar deixar as coisas como antes!!
=]
beijinhos

A Última Música - Nicholas Sparks


Espero que gostem!!
beijinhos

Misticismo

Há alguns séculos atrás, a Inquisção passou a questionar os símbolos e impor muitos deles como "demoníacos", para uma sociedade que, oprimida, passou a acreditar nesses valores. Também percebi que é cumum se deparar com uma pessoa usando um desses símbolos, e muitas vezes não tem conhecimento certo sobre seu significado.
Um dia, pensando mais sobre esse assunto, tentei explorá-lo um pouco mais. Sabendo que trata-se de um tópico delicado, fiz uma pequena pesquisa colocando alguns significados de símbolos.


Pentagrama: uma estrela de cinco pontas que, reune os principais elementos da natureza (agua, ar, fogo, terra e metal), envoltos pela proteção espiritual. Pitágoras e seus seguidores explicam sua geometria e suas assossiações metafisicadas, o símbolo era por eles considerado um 'emblema perfeito'.
O pentagrama era um símbolo divino para os druidas, representava a deusa Morrighan para os ceutas e o "útero" da Terra para os egípcios. Os primeiros cristãos viam o pentagrama como a representação das 5 chagas de Cristo e em tempos medievais era usado como proteção contra os "demônios".


Yin-Yang: um símbolo que representa o equilíbrio entre forças contrárias(bem e mal, preto e branco, negativo e positivo, luz e escuridão). Interagindo duas energias gera a 'totalidade', como se os opostos se completassem, como se um esteja contido no outro.


Aum: símbolo universal do Yoga e Hinduísmo, sendo considerado o centro de todos os Mantras e todas as Consciências. Reúne os três grandes poderes-divindades do anteão brahmânico(Brahma, Vishnu e Shiva). A, U, e M -> Estas três letras correspondem, segundo a Maitrí Upanishad, aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho.


Lemniscata (símbolo do infinito): A lemniscata é uma figura geométrica em forma de hélice que é o sinal matemático do "infinito". Simbolicamente a lemniscata representa o equilíbrio dinâmico e rítmico entre dois polos opostos. O símbolo da lemniscata nos remete diretamente ao Arcano Maior do Tarot de número XIV: "A Temperança", onde vemos uma mulher que mistura e equilibra dois jarros que contém água: um com água fria, outro com água quente. A lemniscata, principalmente em suas representações celtas, nos remete diretamente ao "Ouroborus",símbolo antiqüíssimo, resgatado pela tradição alquímica, onde se vê uma serpente que morde o próprio rabo e devora-se a si mesma.


Estrela de Davi: As duas naturezas, a masculina e a feminina, se interpenetram e se harmonizam, e ainda sim mantém sua individualidade. Também considerado o símbolo do matrimônio perfeito. De acordo com a Cabala (mística judaica), a Estrela de Davi insinua a representação das sete emanações divinas (sefirot) inferiores. E para os cristãos representa Israel, o local no qual Jesus voltará.

Curiosidade do dia...



"Para compensar as notícias sobre espécies ameaçadas de extinção, de vez em quando surge uma nova lista de seres vivos que ninguém sabia que existia.

Então conheçam Caedicia – o gafanhoto de olho rosa.

Os cientistas acreditam que ele coma as flores das árvores mais altas da floresta – o que o torna bem difícil de estudar.

O inseto está na lista de mais de 200 novas espécies descobertas em Papua Nova Guiné divulgada pela Conservation International (entidade que apóia a preservação ao redor do mundo).

O número exato ainda não é conhecido, já que a classificação dos animais leva tempo. Entre as cerca de nove plantas, 24 sapos, 37 tipos de formiga e seis mamíferos, entre outros, que foram catalogados pelos pesquisadores, o que me chamou a atenção foi o número de gafanhotos: até 42 novas espécies.

O gafanhoto de olho rosa e as outras espécies foram encontrados em dois locais – as montanhas Nakanai e as montanhas Muller Range." (Webpage Veja.com)

"A Tendência"

Como vocês podem perceber eu deixei o título do texto entre aspas. Ele vem de uma musica da banda Strike*, que fala sobre a má qualidade da musica atual. Em mundo em que presença de palco se torna mais importante do que o conteúdo, nos esquecemos de grandes compositores como Michael Sullivan(que esta entre cinco maiores compositores do mundo) e Renato Russo, que nos faz pensar até hoje, nos faz refletir.
Afinal, é muito fácil colocarmos um monte de maquiagem no rosto e uma roupa chamativa e falar de coisas obvias. Os Incríveis falaram da guerra, e de uma forma não esplícita, deixaram claro ao seus fans a ideia de "faça musica, não faça guerra", um clichê usado há muito tempo. O som da guitarra, apesar de semelhante, é bem melhor que o das armas, não acham?
Pink Floyd se imortalizou com a musica "Another Brick in The Wall", que muitos cantam e adoram, sem parar pra pensar se são apenas mais um no mundo. Desde aquela época, eles lutavam para que o mundo formasse homens e mulheres com força de pensamento e expressão, e não robôs.
A música hoje, é um objeto de venda do mundo capitalista, como a maioria das coisas. Não estou aqui para venerar Marx ou Engels, apenas tento rever meus conceitos sobre algo que move a maioria das pessoas no mundo inteiro.
Todos nós temos deireito ao livre arbítrio, e eu não vou ser falso-moralista em dizer que não escuto as musicas que são modinha,escuto sim, mas com o ouvido e não com a razão.
A comunicação através de melodias começou na pré-historia e vem acumulando vitórias e derrotas até hoje. Pelos milhares de anos, passamos por Apolo(Deus grego da música), Chopin, Elvis, M. Jackson... entre muitos outros. Devemos manter essa tradição de escrever musicas pelo dom, pelo sentimento e não para vender discos.

Espero que tenham gostado.
Abraços.





*"Se já não sei quem eu sou
e vivo sempre a esperar, a tendência, a tendência
mudei o look e aumentou
minha audiência sem eu precisar de essência, de
essência
posso ser triste ou emotivo, alegre ou deprimido, eu
mudo até você me aceitar
posso ser um nerd assumido ou um fashion colorido
o que importa é alguém comprar"

Fonte: http://www.vagalume.com.br/strike/a-tendencia.html#ixzz0yK2PL8j4

O poder da pausa

Se pudéssemos parar na encruzilhada da vida, as coisas seriam mais fáceis? Talvez deixar de fazer escolhas não seja tão simples. Não conseguiríamos ver a "cara" e a "coroa" do bem e do mal, não poderíamos filosofar sobre o que é certo ou errado.
Se um dia eu pudesse parar no tempo, não voltaria mais? Talvez. É tão mais fácil apenas nos trancarmos em um mundo de vidro e fugirmos de todos os problemas? E fiquemos apenas no mundo dos sonhos? Mas de que adianta sonhar, se para realizá-los temos que abdicar do que é bom, para conseguirmos algo melhor?
Se um dia eu pudesse parar de ouvir, nenhuma crítica me atingiria, e também perderia todas as palavras belas que dizem à mim. As músicas perderiam sua melodia e a letra não existe sem o ritmo, como a vida não existe sem as flores. Flores que, se eu pudesse parar de enxergar, não iriam colorir minha alma.
Não vale a pena fechar os olhos aos problemas do mundo, enquanto posso levar flores aos lugares que estão em preto e branco.

Do quesão feitos os sonhos? De realidade



Eu não percebia tudo que tinha acontecido, não prestava atenção aos pequenos sinais.
As maiores provas de amor são as mais simples e um pequeno gesto pode dizer muita coisa... Não é preciso que algo seja planejado para ser perfeito, pelo contrário, as frases feitas são as mais vazias.
Estou aprendendo a falar menos e a agir mais, aprendendo a agradecer tudo que eu tive, tenho e terei.
Aprendi que a realidade e o mundo dos sonhos são duas coisas completamente diferentes, mas andam lado a lado, e se entrelaçam dentro de mim o tempo todo. Aprendi que os meus sonhos são feitos de pedaços da realidade e eu quero acreditar neles, quero vive-los.

Ponto de vista

“ Hoje parece que nem os jovens têm mais um ideal, um sonho coletivo, vontade de mudar o mundo, de transformar a realidade. Onde estão as multidões que aplaudiam e acompanhavam Geraldo Vandré cantando a ‘fome em grandes plantações’, ‘soldados perdidos de armas na mão’ e que ‘quem sabe faz a hora não espera acontecer? ’
Ninguém mais se importa? Ninguém mais está interessado em que um mundo diferente aconteça. Hoje o sonho coletivo, de mudança para todos, foi substituído pelo sonho individual, pela minha realização particular. O projeto de vida para todos, pelo qual vale sacrificar tudo, deu o lugar a projetos de consumo. Hoje o que se quer é dinheiro para gastar bastante.” (José Luiz Gonzaga do Prado)

Quando eu li esse texto, durante uma missa de domingo, parei para refletir e cheguei à assustadora conclusão de que a maioria de nós, jovens, está apenas cruzando os braços e vendo tudo por cima do muro. Ditaduras, guerras e corrupção. Me incluindo à essa massa de “ego-pensadores” percebo que, além de cidadania, nos falta garra, determinação e algo em que acreditar.

Sonhos

(por Geraldo Eustáquio de Souza)



Voar é com os pássaros
Sonhar é com a gente
porque eles têm asas
e nós temos a mente
que nos permite voar
de um jeito bem diferente
ir - sem sair do lugar -
ao futuro lá na frente
e além de ir, enfeitar,
construir e habitar
uma realidade inexistente
como se fosse real
o que é apenas sonho, realmente.
Gente é feita pra sonhar
de tudo e de todo jeito
estando muito feliz
ou triste e insatisfeito
com a vida por um triz
com tudo andando direito
Gente sonha dormindo
e mais ainda acordado
e nos sonhos tudo é lindo
bom, gostoso, desejado
o sonho é a fotografia
de um tempo muito esperado
que dorme dentro da gente
sonhando ser acordado
... o sonho é a expressão
do nosso mundo sonhado
Tem sonhos de todos os tipos
pra todos os gostos e agitos
sonhos pequenos e simples
sonhos grandes e complicados
sonhos que são mesmo da gente
e sonhos emprestados
sonhos genuinamente brasileiros
e sonhos globalizados
sonhos muito passageiros
e sonhos muito demorados
sonhos de crescer, de mudar o mundo
e sonhos de ir viver
bem distante deste mundo
Sonhos de todas as cores,
formas e tamanhos
sonhos muito comuns
e sonhos... ligeiramente estranhos
sonhos somente ao alcance de alguns
e sonhos que todos podem sonhar
a qualquer hora do dia
em qualquer tempo e lugar
na janela,
na cama,
no banheiro,
na igreja,
no trabalho,
no bar...
... porque sonhar é de graça
ninguém paga pra sonhar
Há sonhos duramente reprimidos
e sonhos bravamente liberados
sonhos sérios, formais, comedidos
e sonhos desbundantemente ousados
sonhos requintados e elegantes
e sonhos de um mau-gosto refinado
sonhos muito extravagantes
e sonhos super bem-comportados
Para todas as preferências,
tendências e fantasias
há sonhos práticos e realistas
ou distantes utopias
Sonhos malucos e geniais
sadiamente loucos
insanamente normais
sonhos libidinosos, mundanos
sonhos divinos e angelicais
Mas sejam nobres e sublimes
ou vulgares e banais
são apenas sonhos humanos
de todos nós, mortais
Há sonhos pra se sonhar sozinho
e sonhos pra se sonhar a dois
sonhos que muitos já sonharam antes
e que muitos sonharão depois
sonhos pra se sonhar em vida
e sonhos pra depois de defunto
sonhos pra se sonhar em segredo
e pra contar pra todo mundo
Sonhos arrojados e inovadores
sonhos antigos e tradicionais
sonhos que viraram história
e sonhos que ninguém se lembra mais
sonhos sonhados com medo
e com muita garra e coragem
sonhos que parecem pesadelos
e sonhos que são uma viagem
Sonhos que nos deixam preocupados
e sonhos que nos enchem de esperança
sonhos pra quando a gente crescer
e sonhos de voltar a ser criança
Quantos sonhos ficarão só no "talvez..."?
Quantos virarão realidade?
Quantos deixarão de ser apenas desejo
para se transformar em vontade?
Quantos sonhos serão bem mais
do que febre passageira?
Que nos motivem a lutar a vida inteira,
e a prosseguir sempre, de qualquer maneira,
ralando, errando, perdendo ou ganhando,
acertando em cheio
ou fazendo belíssimas besteiras?
Porque sonho que é sonho, não passa:
- faz a gente fazer no peito e na raça,
de pura pirraça,
nem que seja a última coisa que a gente faça!
Porque sonho que a gente só sonha
sem nunca tentar fazer
vai ficando pro futuro
até cair de maduro
decompor, apodrecer,
... ficar velho como a gente
até desaparecer
no meio da densa neblina
que é morrer sem viver
Porque sonho foi feito pra virar realidade
não pra ficar na gaveta da eterna possibilidade
nem pra terminar na saudade
do que poderia ter sido - e nunca foi...
... Mas que sempre poderá ser
porque sonho não tem idade para se viver!
Qualquer tempo é tempo pra quem sonha de verdade:
- é só esperar pra ver
Esperar e, é claro, se mexer,
porque sonho depende de muita fé e trabalho
até o dia de acontecer
E esse dia pode demorar
mas com toda certeza vem,
porque o sonhador sabe muito bem
a força que um sonho tem
Força que nos anima a continuar lutando
apesar dos fracassos,
do cansaço,
da falta de recursos,
da velhice chegando...
Porque sonhos são como estrelas
guiando o navegante...
Faróis – que nos lembram a cada instante
que ainda estamos vivos
que ainda temos a chance de chegar
por piores que sejam as tempestades
que tenhamos a enfrentar
Porque sonho é pra ser vivido,
ser buscado, ser perseguido,
sem desistir nem desanimar...
... Com toda a força da alma
com todo o engenho das mãos
com a lucidez das idéias
e o fogo ardente da paixão
Porque só os sonhos
podem dar sentido e significado
ao presente, ao futuro e ao passado
Porque sonho não é loucura nem ilusão
mas apenas um recado de Deus
gravado dentro de cada coração.


Blindados


Se um dia te perguntarem qual o bem mais valioso que você tem, responda com certeza: família.
Pai, mãe e irmãos, eles sempre vão ta aqui pra voce quando voce precisa. Seja pra te comprar aquela roupa de marca ou pra te apoiar num dia que está triste.
Mas é dificil quando voce acorda um dia e percebe que voce não conhece as pessoas com quem voce convive. Você sabe todos os defeitos e qualidades das pessoas, o que elas gostam e o que odeiam, e ao mesmo tempo, sente que não sabe nada.
É como se todos estivessem envoltos por uma blindagem transparente: você vê tudo que a pessoa faz, quer e gosta, mas não dá para saber o que ela pensa, seus medos ou seus orgulhos, ela está blindada pra você.
É como se cada um tivesse em um caminho, andando com várias pessoas ao lado, mas sozinho. Apenas segue seu caminho e deixa as coisas acontecerem como elas tem que acontecer... mas por quê? Por que não lutar e tentar mudar? Quebrar a blindagem pode ser uma boa saída, já que pra essa fechadura que só abre por dentro só há uma chave, e essa chave está com alguém do outro lado.
Um dia, de tanto andar contra a correnteza, você acaba chegando à margem. Cansado, em pedaços, mas isso vale o sacrificio... (será?!)
Agradeça a Deus mesmo assim, todos os dias por poder ver essas pessoas atraves desse vidro, mesmo que não possa toca-las ou entende-las, elas estão ali sendo felizes e precisando de você do lado de fora do mesmo jeito. E um dia, não tão tarde, vão lhe mostrar a entrada para suas vidas...

Homo-gênios

Computadores, iPhones e messenger: Bem vindo ao mundo globalizado, ao mundo de tecnologias. Um mundo no qual vampiros amam, Pandora se torna habitável e a pequena Alice ganha um filme em 3-D. E a minha avó ainda diz que era no tempo dela que as coisas eram boas, que o mundo era mais original. Eu, sem entender, perguntei o por quê. Foi quando ela me disse que a criatividade era valorizada, as pessoas se conheciam (também se respeitavam) e eram as familias que educavam, com seus costumes, as geraçoes mais novas. Acho que aí que está o problema.
O pulso firme de muitos pais afroxou, os papéis estão se invertendo em muitas casas: quem dita as regras é a nova geraçao. Nós nos consideramos os "sabe-tudo", não há uma pergunta que deixamos sem resposta (salve-save, Google!).
Andamos pelas ruas e vemos os mesmos modelos de tênis, celulares e mentes- sim, homogeneização de ideias-. Nossos valores, definições do que é "certo" ou "errado" são ditados pelos meios de comunicação em massa, como internet, revistas e TV. A mídia ganhou muito poder persuasivo ao longo dos anos e, hoje, encontra o cenário perfeito para nos "educar"(à sua maneira).
Estamos perdendo o controle de nossas vidas em meio à tantas novidades e, ao mesmo tempo, vamos ficando cada vez mais sozinhos e a ética vai se perdendo. Afinal, se não há ninguém para nos dizer o que é certo ou errado, podemos tirar nossas próprias conclusões(ou seguir as dos outros). Estamos vulneráveis.
As verdades são incertas e a moral está sendo descartada. Prepare-se, então: a moda agora é ser quem você não é, no meio de uma massa que apenas é o que é.

Vênus e Marte

“Os homens esperam, equivocadamente, que as mulheres pensem, se comportem e reajam da mesma maneira que os homens o fazem; As mulheres, erroneamente, esperam que os homens sintam, se comuniquem e respondam da maneira que as mulheres o fazem.”- Dr. John Gray (‘Homens são de Marte e mulheres são de Vênus’)
Muitas de nós, mulheres, dizem estar vivendo em um mundo machista, onde por exemplo, um homem ganha mais que a mulher e poucos cargos-chefe de grandes empresas são de mulheres. Isso vem de muitos anos atrás, onde nós não tínhamos nosso espaço, tinha-se que ficar em casa cuidando dos filhos e do marido. Algumas, como Joanna D’Arc- que lutou por seu pais na Guerra dos Cem Anos e foi queimada viva- tentou conquistar seu lugar na sociedade medieval. Mas também vemos mulheres como Cleópatra, ultima rainha da dinastia de Ptolomeu, que sempre governou com um homem ao seu lado (seu pai, seu irmão e seu filho), mas que mesmo assim ela era a autoridade de fato, seus reis tinham apenas título. Mais recente, no sec. XXI, tem-se Sandra Day O’Connor, que foi juíza assossiada da Suprema Corte dos EUA.
Levando tudo em consideração, temos que ver que não viveríamos como vivemos hoje, sem Albert Einsten ou Benjamin Franklin, e de que valeria nossa literatura sem Machado de Assis ou Guimarães Rosa, por exemplo?!
Vemos então, que há sim, muitas diferenças entre homens e mulheres, pois milhões de anos de evolução garantiram à cada sexo ‘ferramentas’ diferentes para garantir a sobrevivência humana na Terra. As mulheres apresentam melhor visão periférica além de olfato e audição mais aguçados e vêem a maioria das situações e um contexto mais amplo, expressando mais suas emoções. Já os homens tendem mais à competitividade e tem mais facilidade para concentrar e maior habilidade motora-espacial, e também possuem mais força.
As mulheres conquistaram seu lugar no mundo, e fica claro também que o preconceito, que ainda existe entre alguns homens, dita muitas regras no mercado de trabalho. Há muitas diferenças físicas e psíquicas, que são influenciadas pela genética, mas há poucas evidencias de que há diferença nas capacidades intelectuais entre homens e mulheres.

Puro 'amor'

“São dois lados dessa obsessão; amor e ódio moram juntos nesse mesmo coração”- Frejat.
Nós sempre vemos na TV ou jornais crimes ditos ‘por amor’, um amor que chega a ser ódio, que leva alguns a cometer um crime. Isto em qualquer nível social e em qualquer lugar do mundo. Muitas pessoas alegam esses criminosos como obsessivos, mas o que seria essa obsessão? É um transtorno psíquico no qual a pessoa não sente o mal que pode estar fazendo à outra, pois o amor por si mesma é bem maior. Quem ama mata, mata pra fugir, mata pra possuir, mata por não ter escolha.
Muitos psicólogos e psiquiatras discutem o tema ‘obsessão’, é levado em conta que o obsessivo não sente repulsa pelo que faz, já que para ele seus atos estão certos, mesmo sabendo que nas leis aquilo é errado.
Muitos adultos e adolescentes vivenciam muito isso. A ‘utopia’ de que tudo pode durar pra sempre, quando acaba, não é aceito e faz-se de tudo para pegar de volta aquela felicidade, podendo até cometer crimes por isso, podendo até fazer mal a si mesmo.
Quem ama mata, mata quando sofre, mata sem alternativas, mata por amor a si mesmo.
Como dizia Schopenhauer: “Todo amor que não é compaixão é amor-proprio”.

Fronteiras

Fronteiras Humanas

Fronteiras geográficas delimitam culturas, assim como fronteiras culturais delimitam um grupo na sociedade. Fronteiras históricas, raciais ou sociais, enfim, fronteiras humanas.
Podemos ver muita diferença entre os EUA e o México, que são divididos apenas por uma ‘linha’ ou até mesmo entre Albânia e Grécia. Assim como vemos tanta diferença em Israel, que carrega a cultura judaica, islâmica e católica, e na faixa de gaza. No Brasil, o problema não é a religião ou a cor e sim a renda, o brasileiro impõe fronteiras entre os ricos e os pobres. Na América do Norte desde a Guerra de Secessão vemos fronteiras entre os negros e os brancos, já na Europa as fronteiras são impostas entre nativos e estrangeiros.
Em 1939 teve-se a II Guerra Mundial, que teve inicio com o Terceiro Reich de Hitler, onde milhares de pessoas foram mortas e humilhadas por não serem da raça ariana. Hitler manipulou suas palavras de uma forma que impôs fronteiras entre as pessoas, primeiro na Alemanha e depois no mundo todo. Fronteiras de poder, desde os tempos de Nabucodonosor até Bush. Nos países do oriente médio os islâmicos/mulçumanos colocam fronteiras entre homens e mulheres, estas não tem direito nenhum em suas sociedades. Fronteiras psicológicas, distinção do bem e do mal; Razão e emoção, a diferença de um louco e uma pessoa sã.
As fronteiras existem em todos os lugares, seja dividindo países ou dividindo pessoas. Fronteiras são muros de concreto construídos pela humanidade, o eterno Muro de Berlim.



ago/09

Início

Oi galera,
esse blog vai falar um pouquinho de tudo...
Aceito sugestões e comentários

aproveitem
;)