quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Misticismo

Há alguns séculos atrás, a Inquisção passou a questionar os símbolos e impor muitos deles como "demoníacos", para uma sociedade que, oprimida, passou a acreditar nesses valores. Também percebi que é cumum se deparar com uma pessoa usando um desses símbolos, e muitas vezes não tem conhecimento certo sobre seu significado.
Um dia, pensando mais sobre esse assunto, tentei explorá-lo um pouco mais. Sabendo que trata-se de um tópico delicado, fiz uma pequena pesquisa colocando alguns significados de símbolos.


Pentagrama: uma estrela de cinco pontas que, reune os principais elementos da natureza (agua, ar, fogo, terra e metal), envoltos pela proteção espiritual. Pitágoras e seus seguidores explicam sua geometria e suas assossiações metafisicadas, o símbolo era por eles considerado um 'emblema perfeito'.
O pentagrama era um símbolo divino para os druidas, representava a deusa Morrighan para os ceutas e o "útero" da Terra para os egípcios. Os primeiros cristãos viam o pentagrama como a representação das 5 chagas de Cristo e em tempos medievais era usado como proteção contra os "demônios".


Yin-Yang: um símbolo que representa o equilíbrio entre forças contrárias(bem e mal, preto e branco, negativo e positivo, luz e escuridão). Interagindo duas energias gera a 'totalidade', como se os opostos se completassem, como se um esteja contido no outro.


Aum: símbolo universal do Yoga e Hinduísmo, sendo considerado o centro de todos os Mantras e todas as Consciências. Reúne os três grandes poderes-divindades do anteão brahmânico(Brahma, Vishnu e Shiva). A, U, e M -> Estas três letras correspondem, segundo a Maitrí Upanishad, aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho.


Lemniscata (símbolo do infinito): A lemniscata é uma figura geométrica em forma de hélice que é o sinal matemático do "infinito". Simbolicamente a lemniscata representa o equilíbrio dinâmico e rítmico entre dois polos opostos. O símbolo da lemniscata nos remete diretamente ao Arcano Maior do Tarot de número XIV: "A Temperança", onde vemos uma mulher que mistura e equilibra dois jarros que contém água: um com água fria, outro com água quente. A lemniscata, principalmente em suas representações celtas, nos remete diretamente ao "Ouroborus",símbolo antiqüíssimo, resgatado pela tradição alquímica, onde se vê uma serpente que morde o próprio rabo e devora-se a si mesma.


Estrela de Davi: As duas naturezas, a masculina e a feminina, se interpenetram e se harmonizam, e ainda sim mantém sua individualidade. Também considerado o símbolo do matrimônio perfeito. De acordo com a Cabala (mística judaica), a Estrela de Davi insinua a representação das sete emanações divinas (sefirot) inferiores. E para os cristãos representa Israel, o local no qual Jesus voltará.

2 comentários:

  1. Amei as explicaçôes referentes aos simbolos.é um tema que eu adoro e tenho uma grande atração.Boa sacada.Valeu..parabéns...

    ResponderExcluir