quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"A Tendência"

Como vocês podem perceber eu deixei o título do texto entre aspas. Ele vem de uma musica da banda Strike*, que fala sobre a má qualidade da musica atual. Em mundo em que presença de palco se torna mais importante do que o conteúdo, nos esquecemos de grandes compositores como Michael Sullivan(que esta entre cinco maiores compositores do mundo) e Renato Russo, que nos faz pensar até hoje, nos faz refletir.
Afinal, é muito fácil colocarmos um monte de maquiagem no rosto e uma roupa chamativa e falar de coisas obvias. Os Incríveis falaram da guerra, e de uma forma não esplícita, deixaram claro ao seus fans a ideia de "faça musica, não faça guerra", um clichê usado há muito tempo. O som da guitarra, apesar de semelhante, é bem melhor que o das armas, não acham?
Pink Floyd se imortalizou com a musica "Another Brick in The Wall", que muitos cantam e adoram, sem parar pra pensar se são apenas mais um no mundo. Desde aquela época, eles lutavam para que o mundo formasse homens e mulheres com força de pensamento e expressão, e não robôs.
A música hoje, é um objeto de venda do mundo capitalista, como a maioria das coisas. Não estou aqui para venerar Marx ou Engels, apenas tento rever meus conceitos sobre algo que move a maioria das pessoas no mundo inteiro.
Todos nós temos deireito ao livre arbítrio, e eu não vou ser falso-moralista em dizer que não escuto as musicas que são modinha,escuto sim, mas com o ouvido e não com a razão.
A comunicação através de melodias começou na pré-historia e vem acumulando vitórias e derrotas até hoje. Pelos milhares de anos, passamos por Apolo(Deus grego da música), Chopin, Elvis, M. Jackson... entre muitos outros. Devemos manter essa tradição de escrever musicas pelo dom, pelo sentimento e não para vender discos.

Espero que tenham gostado.
Abraços.





*"Se já não sei quem eu sou
e vivo sempre a esperar, a tendência, a tendência
mudei o look e aumentou
minha audiência sem eu precisar de essência, de
essência
posso ser triste ou emotivo, alegre ou deprimido, eu
mudo até você me aceitar
posso ser um nerd assumido ou um fashion colorido
o que importa é alguém comprar"

Fonte: http://www.vagalume.com.br/strike/a-tendencia.html#ixzz0yK2PL8j4

Um comentário:

  1. Ótimo texto!

    Concordo em 110%!!!

    Parabéns pelo blog, muito legal!

    o texto "Puro amor" tbm ficou ótimo!

    =)

    @luizpratanos

    ResponderExcluir