quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fronteiras

Fronteiras Humanas

Fronteiras geográficas delimitam culturas, assim como fronteiras culturais delimitam um grupo na sociedade. Fronteiras históricas, raciais ou sociais, enfim, fronteiras humanas.
Podemos ver muita diferença entre os EUA e o México, que são divididos apenas por uma ‘linha’ ou até mesmo entre Albânia e Grécia. Assim como vemos tanta diferença em Israel, que carrega a cultura judaica, islâmica e católica, e na faixa de gaza. No Brasil, o problema não é a religião ou a cor e sim a renda, o brasileiro impõe fronteiras entre os ricos e os pobres. Na América do Norte desde a Guerra de Secessão vemos fronteiras entre os negros e os brancos, já na Europa as fronteiras são impostas entre nativos e estrangeiros.
Em 1939 teve-se a II Guerra Mundial, que teve inicio com o Terceiro Reich de Hitler, onde milhares de pessoas foram mortas e humilhadas por não serem da raça ariana. Hitler manipulou suas palavras de uma forma que impôs fronteiras entre as pessoas, primeiro na Alemanha e depois no mundo todo. Fronteiras de poder, desde os tempos de Nabucodonosor até Bush. Nos países do oriente médio os islâmicos/mulçumanos colocam fronteiras entre homens e mulheres, estas não tem direito nenhum em suas sociedades. Fronteiras psicológicas, distinção do bem e do mal; Razão e emoção, a diferença de um louco e uma pessoa sã.
As fronteiras existem em todos os lugares, seja dividindo países ou dividindo pessoas. Fronteiras são muros de concreto construídos pela humanidade, o eterno Muro de Berlim.



ago/09

Um comentário:

  1. Ju, eu achei muito interresante esse seu post sobre as fronteiras. Voce desmiucou bem o assunto, citou alguns exemplos bem complicados xD mas que eu achei bem legais, mas a verdade é essa: as fronteiras sao so coisas da nossa mente, e nao é atoa que os animas nunca as respeitam por exemplo. eles nao respeitam porque isso nao é natural, nao era pra existir, se somos todos iguais, que raio de igualdade é essa? Ai voce falou do muro mais famoso da historia, o de berlim que dividiu por 28 anos duas ideias e dois mundos, e isso mostra bem a capacidade humana de se odiar e de se isolar simplesmente por querer fazer valer a SUA visao do mundo. Triste :/

    ResponderExcluir